terça-feira, 11 de março de 2014

Quatro lições valiosas



Não é necessário apresentar o currículo desse homem de Deus. Ele dispensa qualquer tipo de apresentação. Em Gálatas 3.9, ele é chamado de “homem de fé”. Acredito que isso já basta para compreendermos que estamos falando de um homem que sabia ouvir a voz de Deus e agir de acordo com a Sua vontade.

Esse homem de Deus mantinha a sua fé firme e fortalecida.  Aprendeu a confiar no Senhor e, mesmo diante de duras provas, manteve-se firme nas promessas que Deus lhe fizera. Abraão aprendeu que, para desfrutar as promessas do Senhor, era necessário viver uma fé obediente. Hebreus 11.8 declara que: “Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu...”.

Em sua jornada de fé e obediência, Abraão conheceu quem era Deus e tudo o que Ele poderia fazer em sua vida. Por meio do aprendizado desse homem de fé, podemos também aprender algumas lições importantes e valiosas para a nossa caminhada de fé e obediência.

Primeira lição: Abraão aprendeu que Deus era o seu protetor.
Gênesis 15.1,  “Depois dessas coisas o SENHOR falou a Abrão numa visão: ‘Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo;...’ ”.

Segunda lição: Abraão aprendeu que Deus era quem romperia com os limites humanos e faria o sobrenatural.
Gênesis 21.5, “Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho”.

Terceira lição: Abraão aprendeu que Deus era o seu provedor.
Gênesis 22.14, “Abraão deu àquele lugar o nome de O Senhor Proverá”.

Quarta lição: Abraão aprendeu a desenvolver um intimo relacionamento de amizade com o Senhor.
Tiago 2.23, “Cumpriu-se assim a Escritura que diz: ‘Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça’ e, e ele foi chamado amigo de Deus”.

Essas lições não foram aprendidas em um seminário teológico nem mesmo em uma igreja. Abraão as aprendeu vivendo um profundo relacionamento com o Senhor durante toda a sua vida enquanto peregrinava pela terra de Canaã.

O quem mais chama a minha atenção quando estudo a respeito de Abraão é que ele foi chamado de amigo de Deus. Será que podemos manter um relacionamento tão íntimo com o Senhor a tal ponto de sermos chamados de amigos de Deus também?

A Bíblia diz que sim!

Preste atenção no que Jesus declarou em João 15.14: “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno”.

Não há intimidade sem obediência; não há dependência sem uma entrega total. Abraão entregou-se, dependeu de Deus para cada passo e gozou de um relacionamento íntimo e profundo com o Senhor.

Há muitas outras lições para aprendermos com Abraão. Ultimamente tenho mantido o meu coração atento a essas quatro lições valiosas.

Que eu e você tenhamos um coração disposto a ouvir e obedecer a voz de Deus da mesma maneira como fez Abraão.

Texto de Carlos Barabás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário