sexta-feira, 20 de abril de 2012

Moda ou Modo?


Tenho 48 anos e por todo esse tempo frequento a igreja.
Acreditava, até hoje pela manhã, que nesses 48 anos de vida já havia visto de tudo no que se refere aos ministérios, igrejas, seminários e comportamento dos cristãos. Me enganei! Pelo jeito que as coisas estão e vão, acredito que ainda verei muitas outras coisas.
Digo isso por quê? Estava eu no metrô (para variar), quando uma mulher bem à minha frente segurava uma sacola vermelha onde estava escrito: “Moda masculina”, “Moda feminina” e “Moda evangélica”.
Eu sei muito bem o que significa a palavra moda. Sei também distinguir os gêneros masculino e feminino. Mas e quanto à “moda evangélica”? Que mistério é esse?
Será que chegamos ao ponto de ter estilistas especializados em cobrir os nossos corpos para esperarmos o arrebatamento bem vestidos?
Fiquei hipnotizado pela sacola.
Fui pesquisar o assunto. Ele não me saia da cabeça.
Para meu espanto, descobri muitas confecções e lojas que realmente estão investindo no segmento da “moda evangélica”. O mercado achou (como sempre) um nicho para explorar.
Eu pensei que encontraria roupas sóbrias, compridas, escuras e totalmente herméticas, mas não foi o que encontrei. Achei muita coisa interessante e, até mesmo, bonita, colorida e moderna.
Calças, saias, bolsas, sapatos, acessórios, blusas... uma infinidade de produtos para usarmos e sermos crentes fashion.
Dentro dessa pesquisa, foi interessante também observar que o segmento evangélico tem buscado e assumido esse tipo de “moda”.
Já que investi tempo em uma pesquisa, agora é hora de refletir sobre o assunto.
Os evangélicos estão atentos a “moda”, tanto é que o Mercado e a sociedade estão observando isso.  Pergunta: Será que nós, evangélicos de carteirinha, estamos também atentos ao “modo”? Quando digo “modo”, me refiro a uma conduta condizente com a nossa fé ou, se preferir, pode chamá-lo de “testemunho”.
A “moda” diz respeito àquilo que é externo,  que é usado e vestido. Já o “modo” nos remete àquilo que é interno, ou seja, eu tenho um modo, porque tenho princípios, ideias e valores que me levam a agir, falar e me comportar de determinada maneira.
Isso fica bem claro na passagem do livro de 1Samuel 16, quando Samuel, por uma ordem do Senhor, vai à casa de Jessé ungir o futuro Rei de Israel. Samuel, ao olhar para Abinadabe, o filho mais velho de Jessé, pensou que aquele poderia ser o futuro rei, porque Abinadabe era alto, forte e de boa aparência. Mas Deus disse a Samuel que as coisas não eram bem assim. Deus disse: “... pois o homem olha para o que está adiante dos olhos, porém o Senhor olha par o coração” (v7).
Somos impressionados por aquilo que vemos, não tem jeito, mas precisamos aprender que nem sempre o que vemos por fora é o que realmente existe lá dentro no coração. A casca pode ser uma, mas o recheio, outro. O rótulo é bonito, mas o conteúdo, feio.
Até podemos ter um vestuário próprio, mas se não tivermos a propriedade da Palavra em nossos corações, tudo não passará de moda. E como sabemos, com o tempo, tudo sai de moda.
Por falar em moda, alguém sabe qual a tendência para o próximo inverno?

Autoria do texto: Carlos Barabás

6 comentários:

  1. Pr. Carlos, eu não sabia disso. Também fiquei chocado. Realmente, precisamos prestar menos atenção na moda, e mais no modo!

    Abraços,

    Marco Fabossi

    ResponderExcluir
  2. Pastor, esse misterio é dos bons, viu! Tá cheio de Abinadabes por aí e ta faltando Davís!
    Pela falta de paternidade espiritual, ta cheio de gente revelando a nudez de homens de Deus e expondo um testemunho a desejar...
    Falta mais que o modo... faltam modos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Pr. Carlos, o grande problema da moda é que ela escraviza, e posso falar de carteirinha porque esse foi meu cativeiro por muito tempo... A cada 6 meses, tudo que era lindo e "in" não é mais, você nem acabou de pagar a calça de boca larga e a moda muda e o legal agora é ter uma calça de boca justa... rsrsrsrs
    Eu lido com isso diariamente e sei que a moda (infelizmente) é muito importante para as pessoas, hoje até as crianças precisam estar na moda... acabam se tornando sepulcro caíado...
    Mas quando descobrimos algo que é eterno e que não muda, que não tem nem sombra de variação, isso fica tão pequeno e bobo...
    Beijos, tenham um final de semana maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  4. Pastor Carlos, gostei muito do artigo......realmente os cristão como o carácter de Cristo são poucos hoje em dia.....Parabéns pelo artigo. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Pastor Carlos,
    Moda faz as pessoas ficarem parecidas, reconhecemos pelas vestes a que "tribo" pertence alguém, pelo uniforme ao exercito que tal pessoa serve. Jesus ensinou a forma dos servos serem reconhecidos.

    "Nisto conheceram todos que sois meus discipulos, se tiverdes amor uns com os outros" MODA EVENGÉLICA É ISTO

    ResponderExcluir
  6. Interessante colocação!
    Abçs,
    Márcia Rocha

    ResponderExcluir