quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Grande Conflito de Asafe

                O Salmo 73 foi escrito por Asafe, responsável por todo o louvor e adoração dedicados ao Senhor diante da Arca.
            O próprio Rei Davi o havia estabelecido como chefe diante dos outros levitas. Asafe era um homem que tinha intimidade com o Senhor e que compôs muitos cânticos de adoração a Deus.
            Nesse salmo, o próprio Asafe narra o que aconteceu com a sua vida em um determinado período. Podemos ver a grandeza desse homem em reconhecer o seu erro diante do Senhor e voltar ao caminho certo.
            Asafe inicia o salmo reconhecendo a bondade de Deus para com aqueles que têm um coração sincero diante dEle  e, depois de contar a experiência pela qual havia passado,  chega a uma conclusão. Ele diz: “Verdadeiramente, bom é Deus...”. Essa também deve ser a nossa conclusão ao vermos Deus conosco em cada experiência vivida.
            Asafe reconhece que os seus pés quase se desviaram dos caminhos do Senhor, porque ele havia tirado os seus olhos de Deus e começara a ver como era a vida dos ímpios e, até mesmo teve inveja deles. Ao observar que os que não buscavam a Deus prosperavam, cresciam, viviam como queriam e não sofriam mal algum, ele declarou: “...em vão tenho purificado o meu coração e lavado as minhas mãos na inocência” (Sl.73.13).
            Como Asafe, podemos também ter esse tipo de sentimento. Nós dizemos: “Eu vou à igreja, louvo a Deus, dou a minha oferta, procuro viver corretamente e nada acontece”.
            Olhamos para a vida daqueles que não têm nenhum compromisso com Deus e os vemos crescer e prosperar, muitas vezes, até de maneira desonesta. Ficamos admirados com a injustiça e pensamos a respeito de como pode o mal prevalecer e a bondade não ser vista.
            Asafe, depois de algum tempo, chegou a uma conclusão: tentar compreender isso seria uma tarefa muito difícil para ele. Isso é também muito difícil para nós.
            No versículo 17 desse salmo, vemos uma mudança radical na vida de Asafe. Ele declara: “ ...até que entrei no santuário de Deus...”  
            Toda mudança, quer na vida de Asafe ou na nossa, hoje, é resultado de um encontro com o Senhor. Asafe foi para o lugar sagrado, entrou na presença de Deus e ali pôde compreender a situação real dos ímpios e entender a  sua própria situação. “Estava embrutecido...”, ou seja, ele estava sendo dirigido por sentimentos humanos que o estavam afastando de Deus.
            O desejo de Deus é de nos atrair para a Sua presença. Enquanto mantivermos os nossos pés fora do santuário, veremos somente o que o mundo é; mas a partir do momento em que entrarmos no lugar onde Deus se revela, a nossa perspectiva de vida sofrerá uma profunda transformação.

                                   
Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás

Nenhum comentário:

Postar um comentário