terça-feira, 20 de setembro de 2011

Amizade

Todos nós mantemos diferentes tipos de relacionamentos com os mais diversos tipos de pessoas durante o dia. Nos relacionamos com as pessoas em nosso ambiente de trabalho, na escola, na igreja, em casa e interagimos uns com os outros várias vezes durante o dia.
Na maior parte do tempo, esses relacionamentos são casuais e superficiais, limitando-se à esfera do coleguismo.
Existe um tipo de relacionamento que a Bíblia nos ensina, que vai além dos relacionamentos casuais e superficiais: a amizade.
São poucas as pessoas que podem dizer com sinceridade que têm amigos. Dizem que amigos verdadeiros podem ser contatos nos  dedos das mãos.
Hoje, o conceito de amizade na sociedade perdeu o seu verdadeiro valor e significado. Dizemos que somos e temos muitos amigos, mas, na verdade, não somos e não temos amigos verdadeiros. O fato de conhecermos muitas pessoas não as torna nossos amigos.
O padrão bíblico de amizade é bem diferente do atual conceito de amizade. O padrão bíblico para amizade se estabelece sobre um vinculo muito forte de amor, compreensão, afeto, verdade, compromisso e integridade.
O próprio Deus sempre procurou se revelar ao homem como um amigo.
Encontramos quatro passagens em que vemos o Senhor se aproximando do homem com o propósito de se relacionar intimamente com ele.
A primeira delas está em Gênesis 3.8, onde vemos Deus andando pelo jardim em meio à Sua criação. A segunda passagem, Êxodo 25.8, diz respeito à presença de Deus no meio do povo, na figura do Tabernáculo. A terceira, em Tiago 2.23, na aliança com Abraão, chamando-o de amigo e a quarta passagem, João 14.16, referindo-se à presença do Espírito Santo como nosso companheiro e amigo.

Existem alguns fatores importantes para o estabelecimento de uma amizade verdadeira. Dentre eles, quero destacar cinco aspectos essenciais para os alicerces de uma boa amizade.

Primeiro: Toda amizade deve ser para levar um ao outro ao crescimento.
Segundo: Os amigos são amigos em qualquer situação.
Terceiro: Amigos defendem e lutam pela causa um do outro.
Quarto: Amigos devem ser sinceros.
Quinto: Amigos não têm a posse ou a exclusividade um do  outro.

Eu sou abençoado por ter bons amigos cheios do Espírito Santo. Sou abençoado, também, por ser amigo dos meus filhos. E sou muitíssimo abençoado por ter a amizade de Deus.
E você, tem bons amigos?

Autoria do texto: Pr. Carlos Barabás


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário